Empresários do sul da Bahia terão desconto de 90 por cento no registro de marcas
Para atender à demanda identificada entre as micro e pequenas empresas, através de um diagnóstico do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), a Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus realizará duas oficinas gratuitas sobre Marcas, Patentes e Projetos. A empresa que aderir ao programa terá desconto de 90% no valor do registro de sua marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O primeiro encontro acontecerá no dia 29 de julho, de 8h às 17h, no Ponto de Atendimento do Sebrae em Ilhéus.O segundo será no dia 30, no mesmo horário, no auditório do Tarik Fontes Plaza Hotel, em Itabuna. Para fazer a inscrição ou tirar dúvidas, é preciso procurar os pontos de atendimento do Sebrae em Ilhéus - Avenida Dois de Julho, 1039, Centro (fone 73 3634 4068) - ou Itabuna - Avenida Francisco Ribeiro Júnior, 198, Centro (fone 73 613 9734).
Segundo a gestora local do Projeto ALI, Andrea Muniz, a importância do registro da marca de uma empresa junto ao INPI é a exclusividade do seu uso, a garantia contra a imitação por terceiros, além da viabilidade de transações comerciais nas quais a marca é o maior objeto de negociação. “Apenas em Itabuna, 65 empresas pesquisadas manifestaram o interesse em registrar suas marcas”, afirma a gestora.
Na oficina, os empresários assistirão à palestra “Se eu proteger a minha empresa a lei me ajuda?”, com Luciana Moreira, consultora jurídica da Vilage Marcas e Patentes, que é parceira do projeto. Eles também serão orientados sobre a pesquisa de marcas no Brasil, com parecer técnico gratuito, assessoria jurídica com base na Lei de propriedade Industrial e serviços de marcas e patentes no INPI.
O programa ALI é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), ofertando soluções em inovação e tecnologia para alavancar o nível de crescimento e de faturamento das empresas . Os Agentes Locais de Inovação atuarão nos segmentos de moda, alimentação, saúde e automotivo. Na Bahia, a estimativa é atender a 1,5 mil empreendimentos em 2013.